quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Comidas Típicas - Região Nordeste do Brasil


                       
A formação cultural do Nordeste, região com área de 1.561.177,8km2, gerou a mais diversificada culinária do Pais

Marcada, no entanto, por singulares diferenças. 

São inúmeras as alternativas, a começar pelos pratos vindos da Africa. 

Iniciando pelos abarás e acarajés, na Bahia. Ante-pastos aos vatapás e às moquecas de peixe, de ostras, de camarões, iguanas douradas pelo azeite de dendê. Há, também, pratos à base de peixes dos mais vários tipos, servidos em formas várias: sopas, escaldados, cozidos. E casquinhas de caranguejo, frigideiras de siri mole e cavaquinhas. Na cozinha nordestina há pratos exóticos, elaborados com carnes de porco, de cabrito, de carneiro. E aves. Prazeres que vão desde as tripas à sergipana até a carne de sol à Natal, passando pelo xinxim de galinha e pela galinha d’Angola de Teresina.

No Nordeste, ocorre também a feijoada à alagoana, o cozido à baiana, o mocotó e o bobó de inhame. 

Sobre a sobremesa, encontram-se: cocadas, sorvetes e refrescos feitos com frutas típicas, como taperebá, manga, araçá, cajú e pitanga, graviola e mangaba. 



O nordeste é a região brasileira onde estão localizadas as mais belas praias do nosso país, como Porto de Galinhas e muitos outros lugares que são sempre procurados nas férias pelos turistas do Brasil e do exterior. As comidas típicas apresentam uma grande variedade, feitas com muitos tipos de peixe, carne seca e tempero apimentado.
Em Alagoas os frutos do mar se encontram em sua culinária em abundância, como peixes, crustáceos, mariscos e moluscos, lagostas, camarões, fritada de siri, sururu, maçunim e as tradicionais peixadas com pirão regadas ao molho de pimenta e muito leite de coco. As frutas tropicais de alagoas como manga, jaca, mangaba, abacaxi, banana e pitanga, sapoti, pinha, graviola, caju, cajá, acerola entre outras, fazem um tremendo sucesso e são transformadas em sucos, sorvetes e doces.
Aprenda a receita do Sururu de Alagoas:



Bahia é conhecida como o Estado do acarajé e vatapá, pratos bem típicos e também com muita pimenta. E também muitos de seus pratos são de origem indígena e africana como carne de sol, beiju, grude de goma, pé de moleque, munguzá, canjica e pamonha costumam ser servidas nos cafés da manhã e da noite.

Aprenda abaixo como fazer o Acarajé Baiano:



No Ceará há vários pratos típicos como o sarapatel (feito com as vísceras do porco), sarrabulho (sangue coalhado de porco), panelada (cozido feito com vísceras de boi), galinha à cabidela (galinha cozida no próprio sangue), buchada (bucho de carneiro recheado com as vísceras), baião de dois (feijão cozido com arroz) e paçoca (carne de sol desfiada frita com farinha).

Receita de Paçoca:



Já as comidas típicas do Maranhão são feitas a base de arroz, peixe e camarão, como o arroz de cuxá que é um dos pratos principais e é feito com camarão fresco, camarão seco, vinagreira, arroz e temperos, além de outros pratos como arroz de caranguejo, sopa de camarão, caruru, vinagreira e torta de camarão.

Sopa de Camarão:

Fonte:
http://dicasgratisnanet.blogspot.com.br/2011/08/comidas-tipicas-da-regiao-nordeste-do.html
assi:Marcos de Oliveira Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário